2017/2018
Introdução
Durante este ano letivo, o projeto “Ler e Escrever em Rede” foi desenvolvido num crescente compromisso assente no trabalho colaborativo e na articulação curricular entre os docentes do 3º e 4º ano de escolaridade e a equipa da biblioteca escolar.
A experiência pedagógica iniciada no ano letivo transato, a formação de professores e a partilha da produção de materiais permitiu reforçar as comunidades de aprendizagens entre pares e, por consequência, aumentar o número de alunos e professores envolvidos no projeto relativamente ao ano anterior. Incialmente o Projeto destinava-se às turmas do 3º e 4º ano da Escola Básica nº2 de Lamaçães (4 turmas). No decorrer do trabalho, foram-se integrando outras turmas. No presente ano letivo, participaram no projeto 7 turmas do 4ºano e 6 seis turmas do 3ºano, implicando 13 professores titulares de turma e 276 alunos, incluindo as turmas bilingues.
O grande objetivo do projeto continuou a ser trabalhar a leitura associada às diferentes literacias desenvolvendo condições de acesso a múltiplos ambientes e suportes de aprendizagem, a partir da leitura de obras da Educação Literária/PNL em suporte de papel e digital.
Pelo percurso foi-se desenvolvendo a escrita criativa, as expressões artísticas e dramáticas, o uso das tecnologias educativas, a relação pedagógica com os Encarregados de Educação, a formação e a partilha entre os docentes.
De entre as atividades de leitura e escrita, destaca-se um trabalho de maior dimensão, a produção de um livro por ano de escolaridade. Uma das turmas iniciou a história que mensalmente percorreu todas as turmas integradas no projeto. Nesta história em rede, as emoções e o imaginário infantil foram preponderantes e partilhados. Para este trabalho, utilizou-se a Google Drive como meio de produção colaborativa.
Noutras atividades de expressão escrita foram utilizadas ferramentas digitais diferentes, nomeadamente, o Storybird, o Canva, o Powerpoint e o Padlet.
Para que todo este processo se fosse construindo com sucesso não podemos deixar de referenciar o apoio da RBE, através do financiamento atribuído ao projeto que permitiu adquirir livros, e-books e tabletes, instrumentos pedagógicos imprescindíveis à consolidação dos hábitos de leitura.
Algumas das dinâmicas desenvolvidas foram sendo aplicadas em outros anos de escolaridade cujos trabalhos se encontram registados na página da Biblioteca.
Documentos de apoio
Apresentação das obras e motivação para a leitura
No âmbito do projeto “Ler e Escrever em Rede”, a apresentação das obras de educação literária e a motivação da leitura foram feitas com a participação dos Encarregados de Educação, através de leituras nas turmas, dos Animadores do Centro Cultural de S. Adrião com dramatizações de algumas das obras em estudo e com a professora bibliotecária recorrendo à leitura (digital e em papel), à projeção de filmes e à exploração de algumas ideias centrais.
Pontualmente, contámos também com a participação de alguns escritores/ ilustradores.
Em todas as participações o objetivo foi sempre aguçar a curiosidade pelas obras e pelos seus autores, motivando-os para trabalhar a leitura e as literacias associadas.
Esta atividade foi também importante para aproximar os alunos e os professores do trabalho da biblioteca e promover a articulação curricular pedagógica entre docentes e outros parceiros educativos.
Para ver alguns momentos, clicar na imagem.
Momentos de leitura
Considerando que um dos objetivos do projeto era “trabalhar a leitura e as literacias associadas” em diferentes suportes, entendemos distribuir os tablets e livros pelas turmas envolvidas permitindo ao professor titular dinamizar momentos de leitura diversificados com os seus aluno
A dinamização destes espaços de leitura teve como objetivos o reforço da motivação dos alunos para a leitura e a para escrita, a melhoria dos conhecimentos e capacidades da literacia da leitura e a evolução da fluência e compreensão leitoras.
Clicar na imagem para ver alguns registos desta atividade.
Dramatizações
No âmbito do projeto “Ideias com Mérito”, os alunos organizaram cenários, caracterizaram personagens e apresentaram dramatizações a partir das Obras lidas e exploradas.
Estas apresentações aconteceram nas Escolas e na Comunidade Local e representam aprendizagens adquiridas de uma forma mais lúdica com recurso às áreas de Expressões.
Carregar na imagem para ver algumas peças de teatro.
Escrita criativa
O projeto Ideias com Mérito “ Ler e Escrever em Rede” foi desenvolvido sempre em articulação curricular com os titulares de turma desenvolvendo estratégias de motivação para a leitura e para a escrita, aplicando algumas ferramentas digitais.
No primeiro ano de desenvolvimento do projeto, demos centralidade à leitura e no segundo ano promovemos a escrita. Neste âmbito, produzimos dois livros de Histórias em Rede, alguns E-Books e outras histórias no StoryBird.
Mostramos alguns registos da atividade aqui.
Para ver um exemplo de história criada no Storybird, "click to read"
Para ler os ebooks produzidos, clicar na imagem.
Exposições
Durante o ano letivo, os alunos, com ajuda dos professores, foram construindo materiais diversos em volta de temáticas sugeridas pelas Obras de Educação Literária. Com os materiais produzidos organizaram-se exposições e mostras ao Encarregados de Educação e, em algumas situações, aos Escritores convidados.
Para ver alguns momentos, clicar na imagem.
Portais de autores
Os alunos do 3º e 4º ano pesquisaram a biografia e bibliografia dos autores das obras de Educação Literária estudadas. Os objetivos desta atividade foram aplicar algumas estratégias de pesquisa e tratamento da informação, conhecer autores portugueses e motivar para a leitura das suas obras.
Com o trabalho produzido, os alunos em articulação com os seus titulares de turma decoraram as portas das salas de aula.
Ver os trabalhos produzidos,clicando na imagem.
Partilha de leituras
Ao longo destes dois anos os alunos envolvidos no projeto apropriaram -se das leituras, prepararam apresentações com partilha entre turmas e no espaço da biblioteca da Escola Básica.
Em todas as turmas, os alunos em articulação com os pais e titulares de turma, recriaram obras que aproveitaram para mostrar em datas significativas para a Escola e a Comunidade Educativa como: Saraus de leitura no Natal, no Dia da Mãe, na Semana da Leitura e Festas de final de ano.
Clicar na imagem para ver alguns momentos.
Roteiros biográficos
No âmbito do Projeto “Ideias com Mérito”, os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade pesquisaram a biografia dos autores das obras de Educação Literária.
O trabalho foi elaborado no Canva e exposto nas turmas.