2016/2017

Introdução

No presente ano letivo,  o Departamento Curricular do 1º Ciclo concebeu e desenvolveu  atividades, no âmbito do Projeto "Ler e escrever em rede", 

Apresentamos alguns exemplos dos trabalhos realizados.
 

Guerra Junqueiro, uma leitura

Os alunos do 3ºano de escolaridade estudaram alguns dos contos de Guerra Junqueiro, nomeadamente, " Boa Sentença, O Fato novo do Sultão e João Pateta". Leram, ilustraram, pesquisaram a biografia do autor e refletiram sobre as mensagens expressas nos Contos.

  Deste estudo resultou um trabalho muito interessante apresentado aqui  em e-book.

Recriação a partir da obra “ Corre, corre, cabacinha”

Os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, após a exploração da história “Corre, corre, cabacinha”, de Alice Vieira, aceitaram o desafio de recriar e ilustrar a narrativa original.

 Nalgumas turmas, fez-se um trabalho coletivo. Noutras, os alunos recriaram individualmente a história. Este é o ebook criado:

 

Calendário Escolar

Com o objetivo de agregar os trabalhos desenvolvidos em cada turma e em cada ano de escolaridade, os professores envolvidos no projeto, “Ler e Escrever em Rede”, decidiram fazer um calendário. Desta forma coletiva, alunos e professores projetaram o trabalho desenvolvido durante o 1º período letivo de 2016/2017, à Comunidade Educativa.

  Todos gostaram do calendário! Clicar na imagem para o ver.

Preparação de atividades

 

Apresentação de alguns momentos de realização das atividades que contribuíram para a construção de documentos pedagógicos.

Ver a atividade aqui.

 

Utilização dos tablets

Os tablet stêm sido utilizados pelos alunos para fazerem leituras em suporte digital, escrita de textos e pesquisas sobre autores e suas biografias. São também utilizados para fazer jogos, como o Kahoot para explorar e sistematizar o conhecimento dos textos e obras abordadas.

Ver o registo aqu i.

 

Partilha de leituras

A partilha de leituras entre turmas tem sido desenvolvida em cada Escola participante no projeto. Houve também, a partilha com os encarregados de educação através da construção de mensagens em caixas e da sua vinda às turmas. 

Ver a atividade aqui .

Para ver um exemplo, clicar na imagem.

Motivação para a leitura em articulação com instituições

Os professores das turmas do 4ºano, integrados no projeto “ Ler e Escrever em Rede”, das Escolas de S. Tecla e Nº2 de Lamaçães, articularam com o grupo de animação dos recreios, do Centro Social de S. Adrião, uma ação de motivação para a leitura da obra de António Torrado “ Teatro às três pancadas”.

O grupo preparou uma adaptação ao texto “ Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama” e transformou-o numa peça de teatro que foi apresentada aos alunos. No final refletiram sobre as personagens e as cenas desenvolvidas.

Esta motivação constituiu o mote para os alunos lerem o livro.

Também participaram nesta ação as turmas do 3º ano de escolaridade.

Ver a atividade aqui.