2016/2017
Introdução
No presente ano letivo, o Departamento Curricular do 1º Ciclo concebeu e desenvolveu atividades, no âmbito do Projeto "Ler e escrever em rede",
Guerra Junqueiro, uma leitura
Os alunos do 3ºano de escolaridade estudaram alguns dos contos de Guerra Junqueiro, nomeadamente, " Boa Sentença, O Fato novo do Sultão e João Pateta". Leram, ilustraram, pesquisaram a biografia do autor e refletiram sobre as mensagens expressas nos Contos.
Deste estudo resultou um trabalho muito interessante apresentado aqui em e-book.
Recriação a partir da obra “ Corre, corre, cabacinha”
Os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, após a exploração da história “Corre, corre, cabacinha”, de Alice Vieira, aceitaram o desafio de recriar e ilustrar a narrativa original.
Nalgumas turmas, fez-se um trabalho coletivo. Noutras, os alunos recriaram individualmente a história. Este é o ebook criado:
Calendário Escolar
Com o objetivo de agregar os trabalhos desenvolvidos em cada turma e em cada ano de escolaridade, os professores envolvidos no projeto, “Ler e Escrever em Rede”, decidiram fazer um calendário. Desta forma coletiva, alunos e professores projetaram o trabalho desenvolvido durante o 1º período letivo de 2016/2017, à Comunidade Educativa.
Todos gostaram do calendário! Clicar na imagem para o ver.
Preparação de atividades
Apresentação de alguns momentos de realização das atividades que contribuíram para a construção de documentos pedagógicos.
Ver a atividade aqui.
Utilização dos tablets
Os tablet stêm sido utilizados pelos alunos para fazerem leituras em suporte digital, escrita de textos e pesquisas sobre autores e suas biografias. São também utilizados para fazer jogos, como o Kahoot para explorar e sistematizar o conhecimento dos textos e obras abordadas.
Ver o registo aqu i.
Partilha de leituras
A partilha de leituras entre turmas tem sido desenvolvida em cada Escola participante no projeto. Houve também, a partilha com os encarregados de educação através da construção de mensagens em caixas e da sua vinda às turmas.
Ver a atividade aqui .
Para ver um exemplo, clicar na imagem.
Motivação para a leitura em articulação com instituições
Os professores das turmas do 4ºano, integrados no projeto “ Ler e Escrever em Rede”, das Escolas de S. Tecla e Nº2 de Lamaçães, articularam com o grupo de animação dos recreios, do Centro Social de S. Adrião, uma ação de motivação para a leitura da obra de António Torrado “ Teatro às três pancadas”.
O grupo preparou uma adaptação ao texto “ Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama” e transformou-o numa peça de teatro que foi apresentada aos alunos. No final refletiram sobre as personagens e as cenas desenvolvidas.
Esta motivação constituiu o mote para os alunos lerem o livro.
Também participaram nesta ação as turmas do 3º ano de escolaridade.
Ver a atividade aqui.